Episódio 09 | Irene Gomes [artista plástica]

“Acho que a Irene começou a pintar ainda na barriga da nossa mãe e passava a vida sozinha de pincel na mão a  pintar, e foi assim ao longo dos anos”, dizem os irmãos! Quando nasceu já trazia o cavalete, os pincéis e as tintas!!

Ainda sobre a artista plástica, o filho, Diogo, escreveu um dia: “Os cortinados deram lugar ao cavalete, o atelier substituiu os cantos da casa. Os blocos, os lápis, os pincéis, esses mantêm a sua essência. Assim como a menina, que é mulher, mãe, amiga. Irene vive a vida das emoções, dos sentimentos, de tudo o que entende como belo.”.

Pintora desde sempre, também  se apaixonou pela escrita e poesia! Natural de Brancas, na Batalha, vila heróica onde vive e tem o seu ateliê, a artista plástica abraçou as artes em criança, nomeadamente o desenho e a pintura. Há 35 anos concretizou a sua primeira exposição, no Museu do Mosteiro da sua vila Natal. 

Há data, já realizou muito mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, entre as quais além fronteiras, por países da Europa, Norte de África e Brasil. Recebeu vários prémios, ilustrou livros e escreveu histórias para crianças e poesia… É a Irene Gomes!

Deixe um comentário